Dúvidas frequentes

Qual a idade certa para praticar Jiu-Jitsu?
Se você está lendo isto, a idade certa é agora! Temos turmas a partir dos 3 anos de idade, mas não existem limites de idade na Arte Suave. Os patriarcas da família Gracie só pararam de treinar ao se despedirem da vida, com mais de 90 anos.

Tenho um problema de saúde, posso treinar Jiu-Jitsu?
Só quem pode responder esta pergunta é o seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para esclarecer se você poderá praticar o Jiu-Jitsu ou poderá praticar com alguma restrição. Nestes casos, se aplica a mesma lógica de praticar outras atividades esportivas, como a corrida, natação ou uma academia convencional. Caso você tenha alguma restrição, é importante comunicar ao nosso time de instrutores, que poderão te auxiliar a ter a melhor experiência possível na Arte Suave.

O que é preciso para treinar Jiu-Jitsu?
O mais importante é ter a coragem de dar o primeiro passo. Você vai encontrar centenas de pessoas diferentes, unidas pelo mesmo ideal – procurando melhorar dentro e fora dos tatames. É um ambiente ideal para fazer amigos e descobrir sua própria força!

O que esperar na minha primeira aula?
Em sua primeira aula, você encontrará um ambiente acolhedor e familiar, além de instrutores preparados para guiá-lo na sua jornada pela Arte Suave. Deixaremos um kimono e uma faixa separados e você vai descobrir o que significa ser parte da família Gracie Barra. Em uma hora de aula você terá a oportunidade de fazer o aquecimento, aprender e praticar técnicas de defesa pessoal e de jiu-jitsu esportivo e fazer o resfriamento após o treino.

Meu filho não vai ficar violento praticando Jiu-Jitsu?
Sem dúvida alguma, esse é um medo a ser considerado, pois nenhum pai quer que seu filho tenha problema, envolvendo-se em brigas, por exemplo.
Para ajudar a minimizar esse medo, busque conhecer sobre alguns fatores importantes. Antes de matricular seu filho em uma academia de arte marcial é importante saber:
1 – Quem são os professores e Instrutores responsáveis pelas aulas;
2 – Qual é a história da academia;
3 – A arte que ele vai praticar é uma arte de ataque ou de defesa;
4 – A escola tem turma exclusiva para crianças e adolescentes;
5 – A escola tem um foco excessivo em campeonatos;
6 – A escola oferece um programa anti-bullying ou de defesa pessoal.
Esses são só os principais pontos que os pais devem observar antes de matricular seu filho em uma academia de artes marciais.
Outra dica importante é acompanhar a evolução do filho na modalidade e sempre que possível assistir as aulas e dessa forma entender os recursos que estão sendo usados no ambiente de ensino e ter mais segurança para interagir com os filhos no que diz respeito ao Jiu-Jitsu.

Tenho um kimono que não é da Gracie Barra, posso treinar com ele?
Desde 2015 a Gracie Barra Alagoinhas cultiva o título de Academia Premium, sendo a primeira na Bahia a conquistar este status. Parte de nossa responsabilidade é garantir que todos os nossos alunos usem o escudo vermelho da Gracie Barra, porque muito mais do que um uniforme, ele representa nossa união como um exército de guerreiros que acreditam no mesmo ideal. Desta forma, caso você tenha um kimono que não seja da Gracie Barra, você pode comprar um na academia ou encomendar um na GB Shop e, neste caso, ficaremos felizes em te emprestar um kimono oficial GB até que o seu chegue.

Treinei em outra academia, continuarei com a mesma graduação na Gracie Barra?
Sim, a Gracie Barra respeita o esforço que você fez para chegar à sua graduação. Teremos prazer em recebê-lo em nossa família e te ajudar a alcançar conquistas ainda maiores.

Como é feita a avaliação para ser graduado?
O sistema de faixas infantil conta com 13 faixas e 3 graus ou listras coloridas, sendo uma promoção de grau por mês e uma promoção de faixa por ano depois da Faixa-Branca, obedecendo o sistema de graduação oficial da CBJJ, que você encontra clicando aqui.
Ao lado da noção de responsabilidade que o Sistema de Faixas oferece, os Cartões de Frequência também são ferramentas indispensáveis para monitorar as aulas e as promoções dos alunos. Em nossa escola utilizamos os cartões de forma consistente, e somos capazes de montar um registro de freqüência que oferece a toda equipe informações valiosas sobre as crianças em nossas aulas, especialmente quanto à condição de cada uma para promoções de faixa, mas fatores como disciplina, eficiência e foco são analisados para que essas graduações se concretizem.