Não erre o foco! Frequência x Evolução

O alicerce do Método Gracie Barra inclui aspectos como o Currículo GB e a Estrutura de Aulas GB. A partir daí, temos outros aspectos bastante concretos e práticos, incluindo o sistema de faixas, os cartões de frequência ou, mais recentemente, o GB APP.
Porém, muitos alunos quando têm consciência do funcionamento delas, se esquecem do principal foco nos tatames: a EVOLUÇÃO
(dentro e fora da área de treinamento).

No sistema faixas encontramos as regras mínimas de graduação que servem como norte para o professor avaliar e acompanhar o desenvolvimento do aluno. Hoje, com o GB App, os alunos têm acesso as informações que apresentam a media da frequência, data de graduação entre outros. Mas, será que o crescimento no jiu-jitsu depende exclusivamente de quantas presenças se tem durante a semana?

GB APP – versão aluno

A questão é que alguns praticantes se prendem a ideia de que a frequência mínima é o suficiente. Vale sempre lembrar que a evolução e o desenvolvimento no Jiu-Jitsu vão muito além do que fazer o mínimo. Se o foco da sua jornada na arte suave não estiver no desenvolvimento, todo o resto será prejudicado.

“O tatame nunca mente: Você vai ter o que você dá. Se você dá a metade de si mesmo, você vai ter metade de si.”

(PCI6 Revisitado)

Independente de qual seja a ferramenta utilizada na sua escola de origem, não sei deixe levar pelo calor da graduação. Lembre-se de manter o foco no treino, naquilo que você aprende com ele e todo o resto, naturalmente, vai chegar. Afinal, não é o aluno que pede a faixa. É a faixa que pede o aluno.
Bons treinos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s