Competição infantil – Um estímulo saudável

As competições fazem parte da história da Gracie Barra. Foi na GB que grandes nomes do jiu-jitsu desportivo nasceram e levaram para o mundo o Escudo Vermelho.  Professores, alunos, crianças, adultos, mulheres e até os de idade mais avançada, juntos são a razão de mantermos o nosso legado vivo, através do trabalho realizado em mais de 700 escolas espalhadas pelo mundo.

O legado GB se renova a cada dia e é nas turmas infantis que encontramos os nossos defensores do Escudo Vermelho do futuro. O desafio de lecionar com excelência já foi superado por muitos instrutores e professores, mas o mais novo desafio enfrentado é: como estimular a competição nos meus alunos infantis?

Influenciar os alunos(as) do programa GBK a participarem de competições é saudável e muito importante para afastar as crianças do tédio por falta de opções de progresso. Porém, antes de incentiva-los, é necessário ter cuidado na preparação de cada pequeno campeão para que, ao entrar no mundo desportivo, ele(a) saia com a melhor experiência possível desse diferente ambiente.

36432273231_5b0111ffd7_z

Mas, por que devemos ter tanto cuidado ?

A pouca idade dos estudantes do programa GBK, limita a perspectiva do que realmente é um campeonato. É por esse motivo que quando abordamos o tema nas mensagens de final de aula, eles logo pensam em medalhas. Embora o ápice de uma competição seja verdadeiramente o pódio (e suas respectivas premiações), não se deve colocar todo o foco nisso.

Ao falar de eventos desportivos, o professor e instrutor devem sempre reforçar que o ganho material é apenas uma pequena parcela daquilo que eles aprenderão lutando. Nossas crianças precisam desde cedo, entender que muito mais do que medalhas, o mais importante é que elas deem o seu melhor, representando o Escudo Vermelho GB.

33855557665_e9eb3368a3_z

Eles querem lutar e agora?

O objetivo saudável é sempre o aprendizado, independente de ganhar ou perder. Prepara-las para dar esse importante passo inclui organizar um time de competição da sua escola, planejar camps de treinamento, ajustar a programação de aulas, ter uma boa equipe de instrutores e escolher de quais os eventos eles irão participar (dê sempre preferência aos eventos do CompNet GB, CBJJ e federação oficial do seu estado). Não se esqueça de reforçar com conversas coletivas e individuais (no caso de alunos que fiquem facilmente frustrados) que a competição não diz quem é o melhor ou pior, mas sim o que precisamos trabalhar para voltarmos melhores e representarmos nosso time.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s